A Abepar vem a público prestar apoio e solidariedade à Escola Vera Cruz e a sua comunidade educativa diante de agressão racista ocorrida entre estudantes do 9º ano da instituição. A vítima do episódio e sua família merecem de nossa parte o mais amplo acolhimento e apoio.

 

O episódio é mais um exemplo de um movimento de intransigência e radicalização presente hoje em nossa sociedade e no mundo em geral. E, desta vez, acontece em uma instituição que adota uma postura assertiva em defesa de uma educação antirracista, prática também amplamente disseminada entre as escolas da Abepar.

 

A Abepar se une ao Vera Cruz nesse momento. Estamos convencidos de que a educação de qualidade contribui, decisivamente, para a superação dessas práticas socialmente desagregadoras, marcadas pela intolerância e discriminação.

 

A Abepar repudia qualquer manifestação de intolerância e discriminação seja ela de caráter racial, religioso, político, ou de qualquer outra natureza e assume, perante suas escolas e a sociedade, o compromisso de contribuir para uma educação mais aberta, inclusiva, solidária e acolhedora das diferenças que nos enriquecem a todos.

 

Muito já fizemos e seguiremos fazendo para oferecer às escolas associadas oportunidades para que esse tema mereça um debate aprofundado e para que possamos juntos criar espaços de reflexão que possam levar à superação desse quadro.

 

Diretoria da Abepar

Associação Brasileira de Escolas Particulares

SP. 29 de abril de 2024

A Abepar preparou um encontro especial no dia 23 de maio para aproximar ainda mais as escolas associadas. Dois encontros estão programados para esse dia e serão realizados na sede do Colégio Santa Maria, associado à Abepar. Às 18h será realizada a Assembleia Geral da associação. Às 19h haverá um coquetel de integração para os associados.

Às 20h, haverá um novo encontro da série “Diálogos Abepar”. Desta vez, há três convidados especiais: a antropóloga Lilia Schwarcz, a pedagoga Débora Vaz e o psicanalista Christian Dunker. Eles vão abordar o tema “Intolerância e Discriminação – como promover o respeito à diversidade e desenvolver uma educação para a democracia”.

 “Criamos essa oportunidade para realizar a nossa Assembleia Geral e, ao mesmo, promover um diálogo qualificado com três grandes especialistas em suas respectivas áreas de atuação”, explica Maria Eduarda Sawaya, presidente da Abepar. “Esse trio irá certamente nos ajudar a entender melhor esses temas tão difíceis nos dias de hoje. Contamos com a participação ampla das nossas associadas”.

Cada escola associada da Abepar terá direito a cerca de 12 convites.

Inscreva-se aqui. 

SERVIÇO
Assembleia Geral e Diálogos Abepar
Data: 23/05
Horário: 18h (Assembleia), 19h (Coquetel de Integração) e 20h (Palestra)
Local: Colégio Santa Maria
Av. Sargento Geraldo Sant'Ana, 901 - Jardim Marajoara, São Paulo – SP
Obs.: Estacionamento gratuito no local

Por Escola da Vila Por Sonia Barreira, Direção da Vila das Infâncias Escola é projeto de vida! Foi assim que justifiquei às famílias, professores e professoras meu retorno à direção da Vila, agora, à frente das Infâncias. Como muitos sabem, nunca cheguei a me afastar…
Por Escola da Vila Em 2007 foi lançado o primeiro iPhone. Houve outros lançamentos e outros produtos marcantes nos últimos vinte anos, mas tomemos esse como referência para pensarmos um pouco na divulgação desse novo instrumento em vidas nossas. Desde o seu lançamento até o…